- 31 99768 - 0545
- [email protected]
- Seg - Sáb: 9:00 - 18:00
Saiba identificar o nível de consumo que você está, e fique fora da zona de perigo dos gastos além da conta e pare de falar “Não consigo parar de comprar!”. Existem aquelas comprinhas saudáveis, se podemos dizem assim, mas que podem tornar-se uma bola de neve se perdemos o controle e passamos ao consumo compulsivo. A compulsão pode estar correlacionado com carências emocionais e dificuldades nos relacionamentos interpessoais ou até mesmo nas frustações do dia a dia. Venha de onde vier, precisamos identificar urgente qual nível de consumo você está e rapidamente agir para que você fique fora da zona de perigo.
Os “Transtornos” afetam mais o sexo feminino do que o masculino, mas isso não quer dizer que homens são menos consumistas. Quando falamos em consumo exagerado, logo vem a cabeça mulheres cheias de sacolas em Shopping Centers, mas isso não é verdade. A frase “Não consigo parar de comprar!” não é exclusividade delas. A simples compra exagerada de vários itens que não são necessários e que nem mesmo usamos, pode causar alto prejuízo financeiro, além é claro: culpa. Sem contar os casos mais graves em que terminam relacionamentos (como casamentos sólidos de anos), causando depressão e até ruina financeira. Em casos mais graves é necessário até mesmo o uso de medicamentos quando o hábito se torna um vício grave, como quase um “toc”.
Como sei se estou nesse estágio?
Comprar coisas desnecessárias, sair pra comprar sempre que estiver triste/decepcionada com algo (já que o consumo causa alívio momentâneo da angústia), gastar mais do que ganha, se arrepender logo depois da compra e comprar produtos repetidos, são sérios sinais de alerta de um problema mais grave.
Saiba como se controlar e ficar livre da frase “Não consigo parar de comprar!”
Pense em quanta diferença aquilo realmente fará na sua vida, Eu realmente preciso disso? Pense a longo prazo e o quanto essa compra estará pesando no seu bolso. Evite fazer dívidas e compras no cartão de crédito, que é o grande vilão do comprador compulsivo. Também vale se perguntar se está realizando a compra porque realmente deseja/precisa ou por algum motivo do tipo: querer ter porque todo mundo tem / as pessoas vão gostar mais de você se você tiver.
O supérfluo e o consumo são saudáveis até o ponto em que não prejudiquem nenhuma outra área da sua vida em nada, ou a sua saúde mental.
Na Consultoria de imagem, uma das vantagens é que você vai se reeducar com relação ao consumo do seu vestuário, por exemplo. A etapa do PersonalCloset, vai identificar o potencial de seu guarda-roupas, e completada com o Personal Shopping, compraremos só o necessário e montaremos diversas opções de looks, evitando o consumo desnecessário e por impulso. Renata Tomagnini Consultoria de Imagem e Estilo.
Uma dica para saber mais sobre o assunto é assistir ao filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom”. Você que é consumista irá se identificar e reconhecer suas atitudes do consumo exagerado, de uma maneira divertida. Recomendo!!!
Me conte nos comentários. Já está livre da frase “Não consigo parar de comprar!”?
Todos os direitos reservados a Renata Tomagnini© Site desenvolvido pela Agência de Marketing Digital WEB41