- 31 99768 - 0545
- [email protected]
- Seg - Sáb: 9:00 - 18:00
Durante a pandemia e até mesmo antes dela, gosto de assistir alguns programas e até novelas, como fonte de pesquisa além do entretenimento. Na semana passada, resolvi assistir ao início de uma reprise de Novela Império no horário das 21:00h, as melhores para estudo de moda e comportamento.
A novela Império, pra quem não sabe, muito resumidamente, ela conta a história de um homem muito humilde, que sofre uma decepção amorosa e familiar ao mesmo tempo, vê um amigo morrer por sua culpa, passando por uma grande reviravolta na vida e fica milionário de repente.
Junto com a fortuna, ele vê a necessidade de mudar sua aparência e encontra uma mulher de muito bom gosto (que no futuro será sua esposa), deixando claro que ela não é uma consultora de imagem. Ela vai ajudá-lo nas compras de suas novas roupas e consequentemente influenciando na construção de sua nova imagem.
Ela leva o novo rico a um alfaiate que apresenta um costume preto com camisa preta para Zé Alfredo, nome do personagem Alexandre Nero, também conhecido futuramente como o comendador. Ao ver aquele look total Black, elegante e completamente diferente de suas roupas velhas e desgastadas, ele fala: gostei, agora eu só vou vestir preto.
E aí que começa minha análise. Toda a bagagem de vida e todo seu mapa social, toda sua história se refletem na escolha de sua imagem que congela naquele momento de vida. A imagem é impecavelmente elegante, mas sempre na cor preta no personagem da novela Império.
Nossas roupas falam mais do que podemos imaginar, elas contam a nossa história, e a escolha do Comendador, o preto, pode ser associada à elegância e força, mas também transmite a sensação de mistério, luto, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e alguns vezes, memória emocional. Além de ser considerado um tom masculino, impessoal.
O personagem da novela Império incorpora inclusive uma personalidade que combina com a cor preta, ele é um negociador de diamante implacável, não é uma pessoa de muitos amigos, não é uma pessoa muito aberta, enfim, uma prova de como as cores representam nossa personalidade.
Toda esta história é para ilustrar e dizer que nossa imagem fala por nós mais do que imaginamos, que a leitura que fiz sobre a imagem do Comendador é uma leitura técnica com anos de treinamento, mas qualquer um pode ler a mensagem que ele transmite ou qualquer outra pessoa.
Se vestir é um ato de comunicação fortíssimo, e o que temos que saber é que, quanto mais harmonia e equilíbrio entre nosso modo de vestir e o nosso eu verdadeiro, maior a possibilidade de você ser único, tendo o seu estilo como seu grande diferencial.
E você, sabe o que sua imagem tem comunicado ao mundo?
Todos os direitos reservados a Renata Tomagnini© Site desenvolvido pela Agência de Marketing Digital WEB41