Destaques, Novidades

ORLANDO, PARAÍSO DOS BRASILEIROS NA FLÓRIDA.

janeiro 22, 2015

 

PARTE 1: COMO TIRAR PASSAPORTE E O VISTO

passaporte-1024x768

   

Hoje em dia o número de brasileiros que vão para o exterior aumentou consideravelmente, mas ainda existe muita gente querendo visitar outros países mas não sabe por onde começar.

Um dos destinos mais visitados nos Estados Unidos é a Flórida, sendo a cidade de Orlando o local mais visitado.

Eu sou suspeita, pois amooo Orlando e a cidade tem tudo o que gosto em termo de compras, diversão e uma gastronomia bemmmmm calórica, cheia de bobaginhas deliciosas.

Hoje em dia, todos conhecemos alguém que, se já não teve essa experiência, logo terá. Mesmo com o dólar disparado, muita gente prefere ir para o exterior. Esse post é o primeiro de uma série de posts que vai mostrar o passo a passo, desde o início, para quem quer embarcar nessa aventura deliciosa. Vem comigo!!!

Para não ficar cansativo, vou dividir essa matéria em 4 posts, onde vou falar desde a retirada do visto e passaporte, até o retorno ao Brasil.

O primeiro post é de como tirar o passaporte e o visto, pois sem eles nada de viagem.

Viajar para outro país requer alguns cuidados. O primeiro deles é tirar o passaporte – que vai ser o seu documento oficial de identificação no exterior. Com ele, você terá acesso livre ao destino almejado.

Confira o passo-a-passo para tirar o passaporte comum. Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Federal, pelo telefone 194 ou no site www.dpf.gov.br.

1- Preencha o formulário eletrônico no site da Polícia Federal.

2- Será gerado um boleto para pagamento de uma taxa (que é de RS 156,07 para o passaporte comum). Fique atento: a validade da guia é de 20 dias.

3- O sistema também realizará um agendamento da data em que será preciso ir ao posto da PF. Algumas unidades ainda não permitem o agendamento pela internet. Nesse caso, a recomendação é entrar em contato por telefone para saber como proceder.

4- No dia e horário agendados, vá ao posto de atendimento escolhido levando o boleto pago, o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais: – Documento de identidade (para menores de 12 anos, pode ser a certidão de nascimento);

– CPF, caso o número desse documento não conste da identidade. Se a pessoa for menor de 18 anos, deve-se levar o CPF do responsável.

– Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa na última eleição (nos dois turnos).

– Para homens de 19 a 45 anos, documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório.

– Para os naturalizados brasileiros: Certificado de Naturalização.

– Se tiver passaporte anterior, é preciso leva-lo (esteja ou não válido).

5- Os agentes da PF colherão impressões digitais dos dez dedos e tirarão uma fotografia. Vá com uma camisa de cor preta, pois a foto retirada na hora exige essa cor de camisa.

7- O solicitante receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte (no máximo, seis dias úteis). É preciso ir retirá-lo pessoalmente, levando um documento de identidade. Se não for buscado num prazo de 90 dias, ele será cancelado.

Turistas precisamos prestar atenção em alguns outros detalhes relacionados ao documento de viagem:

– O passaporte tem validade de cinco anos. No caso de menores de 4 anos, a validade é definida de acordo com a idade, conforme tabela disponível no site da PF.

– Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade. Assim, mesmo que o visitante fique no destino apenas um mês, não será possível entrar se faltarem cinco meses para o vencimento, por exemplo. Nesse caso, é preciso pedir outro passaporte antes de viajar.

– Não existe renovação de passaporte. Quando o documento vencer, é preciso pedir outro e passar por todo o processo de novo.

– Para menores de 18 anos, é exigida a autorização dos pais, o formulário também pode ser encontrado no site da Polícia Federal.

– A PF pode emitir um passaporte emergencial, entregue em até 24 horas, para quem não pode esperar o prazo de entrega comum. Mas isso só é possível em situações “cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno” (catástrofes naturais, necessidade de trabalho, motivo de saúde etc.), e é comprovado a urgência. A validade desse documento é de apenas um ano.

passaporte_br_chip

VISTO:

visto canadense

Todo solicitante de visto precisa realizar dois agendamentos — um no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e outro no Consulado ou Embaixada — de acordo com o passo a passo abaixo:

Por questão de segurança, os solicitantes não poderão entrar no CASV ou Consulado/Embaixada com malas, bolsas grandes ou itens eletrônicos.

thCAACXCPK

Preencher o Formulário DS-160

O primeiro procedimento será enviar suas informações pessoais para o consulado através de um formulário que se chama DS-160 que deve ser preenchido por todos os solicitantes.

Pagar a Taxa MRV de Solicitação de Visto

Todos os requerentes devem pagar pela taxa MRV (Taxa de solicitação de visto) no valor de U$160,00 (não reembolsável) com exceção dos que estão aplicando pelo visto A e G. Dependendo do visto, poderá haver outras taxas adicionais que é o caso do visto de estudante.

Agendar a Entrevista

Você poderá marcar seu agendamento assim que efetuar o pagamento da taxa MRV, sendo que se você se enquadra no perfil de isenção de entrevista (ter 15 anos de idade ou menos / ter 66 anos de idade ou mais), não será preciso ir até o consulado.

 

Agora é hora de fazer um checklist de todos os documentos necessários, faça uma checagem para ter a certeza de que não está faltando alguma coisa.

Comparecer ao Casv e no Consulado

Se todos os processos acima estiverem concluídos, agora só resta aguardar o dia de comparecer no Casv e ao Consulado. Para as pessoas que moram longe das cidades onde terão que comparecer, saiba onde estão localizados os Postos do casv e do consulado americano no Brasil com dicas e referências para facilitar a localização.
Compareça à sua entrevista no Consulado/Embaixada, se necessário. Você precisa levar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido;
  • Passaportes antigos que contenham vistos anteriores;
  • Página de confirmação do Formulário online DS-160;
  • Documentos adicionais que julgar serem importantes para a entrevista.

A maioria dos solicitantes receberão o passaporte de volta com o visto em até 10 dias úteis após a data da entrevista no Consulado/Embaixada. Entretanto, algumas solicitações podem precisar de mais tempo para serem processadas.

Sugiro que nenhum pagamento ou reserva (passagens, hotel, aluguel de carros, etc.) seja efetuado até que tenha o seu visto em mãos.

E aí, parece complicado mas não é. Caso você ache muito difícil, existem algumas empresas que cobram uma taxa para fazer o papel de despachante e preencher todos os formulários.

Vale lembrar que só temos consulados americanos que tiram o visto em São Paulo, Rio de Janeiro ou em Brasília.

Essa é a parte burocrática, no próximo post falarei sobre uma das partes mais gostosas que antecedem a viagem, o planejamento.

Espero que as dicas tenham sito úteis e aguardem os próximos posts!

Bjos

PS: Para que o post não ficasse enorrrrmeeee e muito cansativo, resumi o processo de uma maneira que as informações necessárias estariam aqui. Mas se quiser saber  detalhadamente cada etapa dos dois processo, grande parte das informações aqui do post, podem ser encontradas no site www.vistorapido.com.

Você também pode gostar dessas materias

Não existem comentários

Deixe um comentário

:
: