Destaques

Não consigo parar de comprar!

setembro 9, 2014

Consumo compulsivo, saiba identificar e como ficar fora dessa!

Saiba identificar o nível de consumo que você está, e fique fora da zona de perigo dos gastos além da conta. Existem aquelas comprinhas saudáveis, se podemos dizem assim, mas que podem tornar-se uma bola de neve se perdemos o controle e passamos ao consumo compulsivo. A compulsão pode estar correlacionado com carências emocionais e dificuldades nos relacionamentos interpessoais ou até mesmo nas frustações do dia a dia. Venha de onde vier, precisamos identificar urgente qual nível de consumo você está e rapidamente agir para que você fique fora da zona de perigo.

 

Os “Transtornos” afetam mais o sexo feminino do que o masculino, mas isso não quer dizer que homens são menos consumistas. Quando falamos em consumo exagerado, logo vem a cabeça mulheres cheias de sacolas em Shopping Centers, mas isso não é verdade. A simples compra exagerada de vários itens que não são necessários e que nem mesmo usamos, pode causar alto prejuízo financeiro, além é claro: culpa. Sem contar os casos mais graves em que terminam relacionamentos (como casamentos sólidos de anos), causando depressão e até ruina financeira. Em casos mais graves é necessário até mesmo o uso de medicamentos quando o hábito se torna um vício grave, como quase um “toc”.

Como sei se estou nesse estágio?

Comprar coisas desnecessárias, sair pra comprar sempre que estiver triste/decepcionada com algo (já que o consumo causa alívio momentâneo da angústia), gastar mais do que ganha, se arrepender logo depois da compra e comprar produtos repetidos, são sérios sinais de alerta de um problema mais grave.

 

Saiba como se controlar

Pense em quanta diferença aquilo realmente fará na sua vida, Eu realmente preciso disso? Pense a longo prazo e o quanto essa compra estará pesando no seu bolso. Evite fazer dívidas e compras no cartão de crédito, que é o grande vilão do comprador compulsivo. Também vale se perguntar se está realizando a compra porque realmente deseja/precisa ou por algum motivo do tipo: querer ter porque todo mundo tem / as pessoas vão gostar mais de você se você tiver.

O supérfluo e o consumo são saudáveis até o ponto em que não prejudiquem nenhuma outra área da sua vida em nada, ou a sua saúde mental.

Na Consultoria de imagem, uma das vantagens é que você vai se reeducar com relação ao consumo do seu vestuário, por exemplo. A etapa do PersonalCloset, vai identificar o potencial de seu guarda-roupas, e completada com o Personal Shopping, compraremos só o necessário e montaremos diversas opções de looks, evitando o consumo desnecessário e por impulso. Renata Tomagnini Consultoria de Imagem e Estilo.

Uma dica para saber mais sobre o assunto é assistir ao filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom”. Você que é consumista irá se identificar e reconhecer suas atitudes do consumo exagerado, de uma maneira divertida. Recomendo!!!

 

 

Você também pode gostar dessas materias

Não existem comentários

Deixe um comentário

:
: